sexta-feira, 17 de maio de 2013

Resumos de Palestras e Biogradias
06/05/2013


RICARDO GUIMARÃES

O soteropolitano Ricardo Guimarães tem graduações em Licenciatura em Artes pela UCSAL, em Design Gráfico pela UFBA e Mestrado em Artes Visuais também pela UFBA. Como professor/educador trabalhou no Liceu de Artes e Ofícios, Cipó-Comunicação Interativa, Oi Kabum!, TV Pelourinho, Colégio Villa-Lobos, UFBA, UNIRB e UCSAL. Foi consultor da UNESCO para o Ministério da Educação no Projeto do Livro Digital Acessível MecDaisy. Publicou 3 livros: Pequeno Livro de Reembolso, Palavras Trocadas (também em  Braille) e Ímã.

Pesquisador da relação da palavra e imagem nas artes visuais tem construído boa parte da sua produção artística com esse foco. No momento, está apresentando pelas ruas de Salvador a exposição Projeto Expondo em Busdoor: palavra-imagem em movimento (Edital Setorial de Artes Visuais de 2012) que é um esdobramento do Expondo em Outdoor (2010-2011) Edital Matilde Matos de 2009 que foi uma decorrência da sua pesquisa de mestrado em processos criativos: Ímã: apalavrando imagens, imaginando palavras.

Atualmente é professor da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) do curso de Artes Visuais.

RESUMO DA FALA
Apresentação, com imagens, sobre o processo criativo dos mais recentes trabalhos autorais com poesia visual no espaço urbano de Salvador.


IEDA OLIVEIRA

Nasceu em Santo Antonio de Jesus em 1969, vive e trabalha em Salvador-BA.

Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia, Escola de Bela Artes (2013), Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA em 2009, Graduada em Artes Plásticas pela mesma Universidade em 1998.

Lecionou como Professora Substituta nessa Universidade nas Disciplinas Teoria e Técnica da Pintura, Composição Decorativa I e Composição Decorativa II de (2002-2004 / 2007-2009 /2011-2012). Lecionou em 2011 na Universidade Católica de Salvador - UCSAL, no Curso de Artes Visuais, Desenvolveu Oficinas de Pintura Contemporânea e Performance no Museu de Arte Moderna da Bahia MAM e no Conjunto da Caixa Cultural. Possui uma experiência bastante significativa nas Artes Visuais ganhando vários prêmios. Vem mostrando sua produção em exibições nacionais e internacionais, tais como: 26ª Bienal Internacional de São Paulo, III Bienal do Mercosul, II Trienal de Luanda. Fez residências artísticas na Kunstlerhaus de Hamburgo na Alemanha e no Taipei Artist Village, em Taiwan. Realizou mostras individuais em Berlin, Munchen e Siegburg, Alemanha. Participou de mostras coletivas no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, Rio de Janeiro e na SOSO, Galeria de Arte Contemporânea em São Paulo.  

Em Salvador, já expôs diversas vezes no Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu da Bahia, Goethe Institut, Galeria Acbeu, dentre outras galerias. Realizou várias performances nas ruas da capital baiana e em cidades do interior da Bahia.


RESUMO DA FALA:
Fala  sobre o seu interesse temático reflete e revela aspectos originais do cotidiano baiano e nordestino com a interface transdisciplinar na contemporaneidade.


                                                                    dia  09/05/2013

JOSÉ ABBADE

José Abbade é publicitário e poeta, pós-graduado em Docência do Ensino Superior (ABEC/CAYRU) e graduando de Letras na UCSAL.

Além de atuar como publicitário, Abbade desenvolve oficinas, cursos e workshops de expressão oral, além de palestras, recitais de poesia e saraus. É autor do livro "Bagagem de Mão – Poesia em verso e prosa",
publicado pelo CEPA - Círculo de Estudo, Pensamento e Ação. 

Contribuições da Oralidade Poética na Construção de Imagens e Resumo:

A prática da leitura no Brasil está aquém da média observada em outros países desenvolvidos. Nesse cenário temos, de um lado, alunos que vêem a leitura como algo enfadonho e monótono. De outro,professores encaram a literatura como mero conteúdo acadêmico. Este trabalho aborda a expressão oral como ferramenta pedagógica a professores e alunos dos cursos de Licenciatura e pretende apresentar contribuições dessa modalidade da língua quando utilizada de maneira a construir imagens através da palavra viva, pronunciada. Com ênfase na oralidade poética, é chegado o momento de a arte ser apresentada como arte, com o intuito de auxiliar na transformação de simples alunos em habituais leitores.



 
LILIANE VASCONCELOS

Doutoranda em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Letras UFBA (2007), Especialização em Estudos Lingüísticos e Literários pela UFBA (2003), Licenciada em Letras pela Universidade Católica do Salvador (2001), Atualmente é Professora da Universidade Católica do Salvador e da Rede Pública do Estado da Bahia.

RESUMO
A comunicação busca refletir sobre a construção das imagens da Bahia na obra de Xavier Marques, autor baiano, pouco conhecido na atualidade, pioneiro na descrição da paisagem baiana em textos ficcionais do século XIX. O estudo analisa o imaginário urbano nas narrativas Uma família baiana (1888) e O feiticeiro (1894). O trabalho investe ainda numa leitura da representação da população afrodescendente nesses textos, a partir da constatação de que a presença do negro no espaço urbano baiano era uma das causas para o atraso da cidade em relação ao sul do País.

Palavras-chave: Imaginário urbano, literatura baiana, afrodescendência.


MARIA  DE  JESUS  DE  OLIVEIRA

Resumo da apresentação da professora Maria de Jesus de Oliveira:

Relação entre palavra e imagem na História humana e nas artes: desenho, literatura, música e em outras circunstâncias em que a palavra e/ou a imagem se fizeram necessárias para comunicar, explicar, marcar ou criticar. Enfim, a importância e o uso que o Homem deu à palavra e à imagem com sua criatividade e inteligência.

Biografia:

Graduada em Letras Vernáculas pela UFBa, especialista em Literatura Portuguesa pela UFBa, professora de Literatura na UCSal há 36 anos, professora de língua portuguesa e literatura em escola pública e já aposentada.